Luiz Flávio Gomes

Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri e Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Jurista e Professor de Direito Penal e de Processo Penal em vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Estou no professorLFG.com.br

30 de março de 2013 23:58 - Atualizado em 19 de abril de 2013 13:19

O que é o conhecimento? O que significa aprender? (4)

E o que é aprender? Aprender consiste em processar a informação por meio do pensamento para transformá-la emconhecimento.

1474

educacaoevolucao

Luiz Flávio Gomes 

Nesta 4ª lição, vamos começar recordando o que é o conhecimento (veja também a lição 1), que significa transformar uma informação (na memória rápida) em patrimônio cognitivo (cultural) que fica armazenado (sempre que possível) na memória de longo prazo (profunda). Ele exige, portanto, uma nova informação (que deve ter boa qualidade, como vimos na lição anterior, número 3), o processamento dessa informação (aprendizagem e compreensão) e memorização. A fórmula simplificativa é: C = I + C + M (conhecimento = informação + compreensão + memorização). O conhecer, como se vê, é o resultado do aprender (compreender) mais o memorizar. Se você já memorizou a fórmula dada (C = I+C+M), isso significa mais um conhecimento conquistado. E o que é aprender? Aprender consiste em processar a informação por meio do pensamento para transformá-la emconhecimento. Quando isso ocorre? Quando assimilamos (compreendemos) bem a informação. A partir daí, é só memorizar. Para conhecer, como se vê, precisamos pensar. E para pensar bem, necessitamos de, pelo menos, duas coisas: (a) romper as barreiras que criamos em torno dos nossos pensamentos (voltaremos a esse tema nas próximas lições – de 5 em diante) e (b) saber bem como funciona o cérebro (quem não sabe a cabeça que tem passa a vida batendo cabeça, sem aprender muita coisa –  lições posteriores ao grupo mencionado). Avante!

Acompanhe todas as Dicas de Sucesso Aqui!


Comentários