Fernando Loschiavo Nery

Professor de Direito Civil e Ética Geral e Jurídica na Faculdade Mario Schenberg – Grupo Lusófona. Especialista em Direito Processual Civil e mestrando em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista do(a) CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Advogado militante em São Paulo há 17 anos.

1 de outubro de 2011 15:15 - Atualizado em 8 de outubro de 2011 13:12

Ética, Moral, Imoral, Amoral

No mês de junho do corrente ano, o advogado Jeferson Badan, fez um pronunciamento na mídia televisiva que causou um “choque”. De maneira completamente precipitada, igualou o senso ético dos criminosos ao senso ético dos profissionais. Por conta do horrível equívoco, recebeu o repúdio da OAB/SP, sujeitando-se à análise de  sua conduta profissional. Assim se…

,
4025

No mês de junho do corrente ano, o advogado Jeferson Badan, fez um pronunciamento na mídia televisiva que causou um “choque”.

De maneira completamente precipitada, igualou o senso ético dos criminosos ao senso ético dos profissionais. Por conta do horrível equívoco, recebeu o repúdio da OAB/SP, sujeitando-se à análise de  sua conduta profissional. Assim se manifestou o Presidente da Seccional de São Paulo:

D´Urso classificou as frases de Badan como “infelizes” e afirmou que elas envergonham “toda a classe de advogados” porque comparou profissões com atividades criminosas. O caso sera levado à discussão na diretoria da OAB, que irá analisar se o advogado será advertido pelo que disse.

Uma pena que o advogado em questão não tenha assistido ao  “programa do Jô” (ou visto no youtube), no qual de maneira divertida, descontraída e lúdica o filósofo Mário Sérgio Cortella ensina as diferenças entre os conceitos de Ética, Moral, Imoral e Amoral.

Assista, entenda e vamos discutir se houve ou não infração ética digna de intervenção disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil.

Que tal iniciarmos a discussão? Comente.

http://www.youtube.com/watch?v=RFlVgcl4A1M

Fontes (Créditos):

Portal G1

<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/06/oab-repedia-advogado-que-disse-todo-bandido-tem-etica-no-caso-usp.html> Disponível em 01/10/2011.

Programa do Jô

<http://programadojo.globo.com/platb/programa/2010/06/14/mario-sergio-cortella-lanca-o-que-a-vida-me-ensinou/>Disponível em 01/10/2011.

Vídeo youtube

<http://youtu.be/RFlVgcl4A1M> Disponível em 01/10/2011.

Atenção: Os vídeos e os links aqui referidos mantém os créditos dos direitos autorais, obedecendo estritamente aos pârametros legais. Qualquer dúvida ou informações, favor postar comentário que prontamente responderemos. Obrigado. Prof. Nery

Também estou no twitter: @advnery e no Facebook


Comentários